O conforto dos elevadores

Arquitetlo Aquiles Nícolas Kílaris - Casa Diamante elevador

O uso de elevadores nas casas com vários pavimentos é uma opção interessante para aqueles que não abrem mão de conforto e integração de ambientes, como é o caso da Casa Diamante (destaque na foto) . Além disso, o equipamento tem a função importante de facilitar a acessibilidade de pessoas com idade avançada ou com algum tipo de dificuldade de locomoção.

Nos projetos contemporâneos, o ideal é que o espaço para sua instalação seja planejado previamente na planta, pois a estrutura pode ser feita para receber o equipamento, sem a necessidade de grandes reformas e reforços estruturais. Caso contrário é necessário consultar um engenheiro calculista para que ele analise se a estrutura da construção suporta o elevador.

Existem dois modelos residenciais: os elétricos e os hidráulicos. No momento de escolher qual dos dois será usado é preciso levar em conta a estrutura da casa e a necessidade dos proprietários. Os elevadores elétricos têm maior durabilidade e transportam mais carga e peso. Já os hidráulicos são de fácil instalação, não necessitam de grande estrutura, porém carregam menos peso.

É importante lembrar que os elevadores precisam de manutenção, que deve ser realizada pelas empresas que comercializam o equipamento. Outra medida de segurança é colocar dentro do elevador um interfone ou telefone de comunicação externa para acionar o socorro caso o elevador pare com as pessoas dentro dele.

www.arquitetoaquiles.com.br

www.youtube.com/Kilaris

www.instagram.com/Kilaris